O que é a comunicação interpessoal e por que ela é tão fundamental?

Como requisito na maioria dos processos seletivos, a facilidade de comunicação e o bom relacionamento estão entre os pontos mais analisados no perfil da pessoa que deseja ingressar na empresa. As organizações estão de olho em quem tem uma boa comunicação interpessoal, porque isso gera pontos positivos no ambiente de trabalho e fortalece a imagem da empresa.

As atividades exercidas pelos funcionários da organização variam de acordo com suas habilidades e formação. Alguns lidam diretamente com clientes e fornecedores, enquanto outros têm cargo de liderança e desenvolvem atividades intimamente ligadas à imagem da empresa, isso sem falar dos responsáveis pelo gerenciamento de conflitos, mas, independentemente da ocupação, o estabelecimento da relação interpessoal será o resultado de uma empresa com conceitos positivos, e uma opinião favorável.

Uma maneira prática de se entender este conceito é quando se faz uma breve análise de um ambiente de trabalho sem cordialidade. Quem não conhece um colega de trabalho que só dá bom dia quando quer? Quem nunca teve um chefe que deixa os problemas pessoais interferirem no ambiente de trabalho? Por mais que o funcionário seja uma boa pessoa, essa falta de gestão em não separar o ambiente de casa com o do trabalho faz com que suas atitudes acabem por afetar a equipe toda.

Outro exemplo é quando o cliente liga para a recepção da empresa ou seu call center com objetivo de tirar dúvidas e acaba por se sentir constrangido com o tratamento do atendente. Quando a forma de tratar é rápida e áspera denota que há problemas no atendimento da empresa. Em contrapartida, há lugares onde os funcionários têm boa comunicação e as informações são passadas de maneira concisa, o que gera pontos positivos para a imagem da empresa.

Por isso, a qualidade de ser sociável, cordial e imparcial no tratamento com os demais é imprescindível para as empresas na hora da admissão de pessoas para pequenos ou grandes cargos.

Colaboradores com esses atributos ajudam a construir um ambiente saudável na repartição e têm grande importância no crescimento da organização. Além de aprenderem a lidar com diferentes situações e personalidades, detentores dessas qualidades estão sujeitos a crescer mais pessoalmente e profissionalmente.

O que é a comunicação interpessoal?

A comunicação sem ruídos resulta no sucesso da troca de informações.

É a capacidade em se relacionar no ambiente coletivo, de maneira que haja troca correta de informações entre os indivíduos. Na comunicação interpessoal, características como saber falar e escutar, estar aberto às críticas e aceitar as diferenças são essenciais.

Essa comunicação acontece em diversos momentos do nosso dia a dia e se reflete na opinião que criam sobre nós. Você, provavelmente, já passou pela experiência de ser mal interpretado ou de interpretar mal a mensagem passada pelos demais. Isso é bem comum quando há falha na comunicação.

O conflito acontece quando a mensagem é transmitida de maneira errada. Diversas questões podem estar relacionadas: ausência ou excesso de gestos, má postura corporal, tom da fala, escrita incorreta, falta de clareza, contato visual inadequado, entre outros.

Imagine que você enviou um e-mail para um gerente financeiro da empresa em que trabalha, buscando informações sobre um determinado assunto: “Bom dia, André! Gostaria de saber se a planilha de clientes inadimplentes está atualizada”. Alguns minutos depois, você tem como resposta: “Não vou atualizá-la”, quando na verdade ele tinha a intenção de dizer: “Não, vou atualizá-la”.

“Não vou atualizá-la” quer dizer que a planilha não terá atualizações feitas pelo gerente, já “Não, vou atualizá-la” significa que ela não está atualizada, mas ele irá atualizar. Essa pequena diferença, do uso ou não uso de uma vírgula, pode gerar um conflito e atrasos nos processos da atividade, além de prejuízos para a entidade corporativa.

Agora, coloque-se no lugar de um vendedor interno que trabalha com grandes metas e busca sempre se manter motivado. Seu supervisor passa as orientações sem segurança, com pressa, gesticula a todo instante e se perde nas metas e nas qualidades da atividade. Você provavelmente questionará sua capacidade em alcançar o objetivo das suas atribuições, pois as informações não foram passadas da forma correta e ficaram dúvidas sobre como a ação deve ser executada.

A boa comunicação busca evitar justamente esses conflitos, por isso ela tem o foco no repasse correto das informações de modo que o interlocutor e o receptor possam compreender a mensagem de forma adequada. O aprimoramento das habilidades de interação verbal e não verbal garante resultados positivos, que contribuem para a harmonia do ambiente de convívio.

Quais são suas características dentro das empresas?

Saber exercitar a comunicação interpessoal contribui para o crescimento da empresa e para o crescimento profissional.

A relação interpessoal exige que o profissional conheça a si próprio antes de interagir com os outros indivíduos. Essa preocupação em se autoconhecer define limites e deficiências que devem ser trabalhados. O processo de autoavaliação torna o indivíduo mais seguro para realizar suas atividades, assim como proporciona a busca pelo aprimoramento das qualidades e faz com que ele possa conhecer seus defeitos e trabalhar em cima para melhorar nesses pontos.

O profissional que busca agregar valores para a corporação deve entender que a comunicação com os demais não está apenas em passar informações, mas, em como passá-las. Para manter o andamento do ambiente laboral saudável, deve-se estar atento ao modo como a informação chegará ao receptor, e dentro de um momento mais adequado.

Você já passou pela situação de ter que responder um e-mail de um colega de trabalho, mas na correria do expediente deixou de enviar informações importantes? Isso é muito comum nas repartições. Esse tipo de ação pode atrasar metas de outros setores e gerar até interpretações sobre a sua atitude, como dúvidas sobre a sua boa-fé.

Um atributo importante é a gentileza no tratamento com as pessoas. Independentemente do cargo, o convívio cordial é essencial.  O uso de palavras como bom dia, boa tarde, obrigado e por favor constrói um ambiente equilibrado e interativo. Essa circunstância harmônica auxilia na tomada de decisões e na resolução de conflitos.

Brincadeiras indevidas resultam em respostas indesejadas, excesso de liberdade e julgamento antecipado, além de tornar a comunicação ideal um processo muito mais lento. Com objetivo de evitar esses tipos de conflitos, o profissional deve se limitar ao tratamento respeitoso com os demais e priorizar sempre a boa postura e a conduta ética.

Isso não quer dizer que o ambiente corporativo ideal tenha que ser monótono e se restringir tão somente às ações necessárias. A busca pelo dinamismo e interatividade é fundamental para relacionamento laboral, mas, tudo deve ser medido, e o profissionalismo deve estar em primeiro lugar.

Uma característica importante de um funcionário é a aceitação das diferenças dos colegas de trabalho. As pessoas são diferentes e, ao ingressarem em novas repartições, levam consigo uma bagagem cheia de ideais construídos pela área de formação, experiências anteriores, culturas e costumes.

Saber lidar com as diferenças irá ajudar a definir a relação interpessoal no ambiente de trabalho. Um funcionário que ouve os colegas, é mais aberto às críticas e não discrimina ninguém tende a ter uma excelente comunicação interpessoal.

Quais são os benefícios para o meio empresarial?

Com uma boa comunicação é possível transformar o ambiente de trabalho em um local harmônico e saudável.

O segredo do sucesso empresarial passa por uma boa comunicação. E o funcionário ideal não é visto como um mero empregado, mas como um colaborador essencial para as atividades, desde as mais simples até as mais complexas. As peculiaridades de cada integrante ajudam a construir as metas e os objetivos.

A ferramenta utilizada nesse processo é o relacionamento interpessoal. Seu bom uso garante a superação das expectativas geradas por seus idealizadores.

Empresas que investem na concretização da boa comunicação com seus funcionários conseguem gerenciar os conflitos de maneira mais rápida e eficaz.

Embora não seja incomum ter divergências entre os empregados, quando a empresa se preocupa em construir uma base de conscientização da aceitação das diferenças pode evitar esses conflitos ou os agravamentos de desentendimentos.

Independentemente de ser uma atitude profissional ou não, a empresa que estimula a comunicação interpessoal acabará por contribuir não só para o crescimento produtivo da corporação, mas para o crescimento pessoal dos membros da equipe.

Essa maneira de investimento nas relações resulta nas decisões tomadas com imparcialidade, na aceitação de feedbacks negativos, na melhoria do trabalho em equipe e na construção do exercício de liderança.

O profissional que é estimulado e orientado pela organização a se comunicar de maneira correta produz rendimentos e, consequentemente, sente-se cada vez mais motivado.

Um líder, que há tempos não consegue cumprir metas junto à sua equipe, pois não trabalha de maneira clara e concisa, quando orientado sobre como evitar os erros de comunicação terá a possibilidade de transmitir informações com exatidão e ter uma equipe muito mais produtiva.

Uma boa opção de investimento eficaz na relação interpessoal dos funcionários é o uso da tecnologia. O emprego dessa ferramenta agiliza procedimentos, evita ações burocratizadas e auxilia nas relações coletivas, pois promove a realização de tarefas dinâmicas.

Empresas que se dedicam ao funcionamento da comunicação ideal, além de terem resultados na produção significativamente mais positivos, contribuem para a imagem interna e externa da corporação.

No âmbito interno, motiva os colaboradores a quererem permanecer no ambiente harmônico. No externo, a boa comunicação interfere diretamente na visão de clientes, fornecedores e investidores.

De que maneira esse conteúdo contribuiu para seu conhecimento? Você vivencia as ações da boa comunicação na sua empresa? Aproveite para deixar aqui seu comentário com suas experiências ou dúvidas sobre a comunicação interpessoal.

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