Segurança digital: 6 dicas essenciais para proteger sua empresa

Uma das principais mudanças notadas nos últimos anos, quando se fala em gerenciamento de empresas, é a presença cada vez mais forte da tecnologia. Por isso, a segurança digital se tornou cada vez mais importante, para não dizer essencial.

Manter os dados corporativos seguros é mais importante do que se possa imaginar. A vulnerabilidade pode custar a saúde de sua empresa.

Por isso, proteger os dados corporativos se tornou um investimento obrigatório. Afinal, a prevenção é a melhor maneira de evitar maiores problemas no futuro.

Por isso, todo empreendedor deve ter informações claras sobre como fazer isso. A empresa só tem vantagens e estará conectada com o futuro da forma mais favorável possível.

Conheça agora 6 maneiras de promover a segurança digital da sua empresa.

Afinal, o que é segurança digital?

Esse conceito nada mais é do que proteger a identidade digital de uma empresa. Isso inclui os instrumentos de proteção online, como antivírus, dispositivos biométricos e de segurança e outros serviços realizados online.

Todos os itens que protegem um dispositivo como computador, celular ou tablet pode ser considerado parte da segurança digital.

Exemplificando: um token, chip de cartão de crédito ou cartão SIM de um celular são considerados meios de proteção, pois eles possibilitam que você realize operações com total segurança. Qualquer pessoa pode comprar online, fazer transações bancárias e se comunicar sem receios.

Nesse caso, todos os dados são confidenciais, com total integridade e autenticidade.

6 dicas essenciais para proteger sua empresa

Você verá a seguir que para ter segurança digital de maneira eficaz em sua empresa não é complicado. Basta seguir algumas dicas acessíveis e até básicas, que podem ser aplicadas também à vida pessoal.

Saiba agora quais são essas dicas e comece a proteger os seus dados o quanto antes.

1 – Invista em ferramentas de tecnologia

Proteger-se das ameaças de spyware e malware é uma das premissas da segurança digital.

O mercado está repleto de opções de softwares que protegem contra malware e spyware. Os preços também variam bastante, de acordo com o grau de proteção.

É importante dar uma atenção especial a programas de verificação de e-mails, para proteger principalmente anexos.

Proteger-se dessas ameaças, ainda mais em um mundo conectado como o atual, não se restringe apenas às grandes corporações. Mesmo pequenos negócios devem investir em um programa que protege desses males – isso nunca pode se considerar um gasto, mas uma maneira de trazer lucros para a empresa, um investimento.

A gestão da empresa se torna mais ágil e segura em todos os processos operacionais. As provas disso você começa a ter depois de algum tempo: as atividades internas são realizadas de modo mais eficiente, pois as informações necessárias serão conseguidas de modo mais rápido.

Os processos também se tornam automatizados, dando a chance de que a equipe tenha tempo e motivação disponíveis para projetos importantes e também necessários.

Há uma economia de tempo e dinheiro, pois o uso de papel é racionalizado e a mão de obra se valoriza, por executar ações mais importantes para o dia a dia corporativo. A chance de erros e retrabalho é bem menor, com o alcance mais rápido de metas.

2 – Deixe de usar conexões de wi-fi públicas

Não é qualquer conexão wi-fi que pode ser utilizada para acessar os dados de sua empresa. Fuja de conexões públicas.

Atualmente, com a alta acessibilidade de dados, que está a todo momento a poucos cliques através do smartphone ou do tablet, é necessário ter cuidado com os meios de conexão.

Conexões de wi-fi de locais públicos, como shopping centers, aeroportos e outros tipos de estabelecimentos, devem ser evitadas a todo custo para acesso a dados confidenciais. Ao se conectar dessa forma, você fica mais vulnerável à exposição de dados, cadastros e senhas.

Ao usar a própria rede sem fio, você tem a chance de usar o protocolo de segurança que preferir – WEP, WPA ou WPA2. Alguns níveis não permitem que estranhos tenham acesso à sua conexão e apenas dispositivos permitidos podem fazer isso através de senha. Redes públicas não têm toda essa segurança, pois qualquer um tem acesso às informações para usá-las.

Os sites não têm a mesma proteção de uma rede privada, pois os protocolos de segurança não preservam totalmente os seus dados.

Isso sem contar a possibilidade de você estar conectado a uma rede falsa – quando algum intruso cria uma rede com o nome de algum estabelecimento, principalmente quando o local não oferece wi-fi grátis. Com o firewall configurado para desviar tráfego de dados, é fácil roubar senhas e outras informações confidenciais. A segurança digital é zero.

3 – Deixe o óbvio de lado nas senhas

A combinação deve ser exclusiva e não estar relacionada a números e letras familiares ao usuário.

Como hoje em dia praticamente tudo requer uma senha, fica difícil memorizar tudo e as pessoas acabam recorrendo aos padrões e números familiares, como telefone e data de nascimento, por exemplo.

Isso pode acabar fazendo com que outras pessoas descubram as palavras-chave e, caso estejam mal intencionadas, causar diversos contratempos.

Para dificultar esses problemas, o ideal é usar caracteres especiais na composição das senhas, como símbolos e letras maiúsculas, combinando com letras minúsculas e números. Também dê preferência às combinações mais longas, bem mais complicadas de serem adivinhadas.

Outros cuidados que não podem ser deixados de lado é a troca da senha de tempos em tempos e também ter uma combinação diferente para cada dispositivo ou sistema que for acessar. Se não quiser confiar na memória (e o melhor é não fazer isso), procure manter anotados em locais seguros e que apenas você tenha acesso. Nunca deixe senhas expostas.

Você pode criar um método próprio de ter palavras-chave exclusivas e bem difíceis de serem roubadas por estranhos. Por exemplo: considere uma frase. Retire a primeira letra de cada palavra e acrescente símbolos e números.

Por exemplo: a frase ‘segurança digital é importante para a minha empresa’ produz as iniciais sdeipme. Aliado a essa combinação, adicione sinais e números, como sdeipme!@09. Pronto! Você tem uma senha muito forte e difícil de ser descoberta.

Atualmente, você pode também contar com serviços de gerador de senhas e softwares que promovem o acesso a sites seguros parceiros, sempre de modo único.

4 – Fique atento à conta bancária

Os bancos normalmente oferecem serviço de disparar notificações a cada transação, principalmente as que envolvem grandes quantias de dinheiro. Isso pode ajudar a sua empresa.

Grandes transações precisam de notificações, principalmente por mensagem de texto, e-mail ou mesmo telefone. Todos os bancos oferecem esse serviço, basta solicitar junto à sua agência.

Dessa maneira, se alguém invadir a sua conta e tentar fazer uma transação, você será notificado e poderá tomar as devidas providências.

5 – Mantenha a equipe informada

Manter todos os colaboradores treinados dificulta a ação de possíveis invasores ao seu sistema.

Às vezes, por ingenuidade ou falta de informação, algumas pessoas acabam facilitando a ação de mal intencionados. Em 2014, a IBM elaborou uma pesquisa, a IBM Security Services 2014 Cyber Security Intelligence Index.

Os resultados, referentes ao ano de 2013, mostram que 95% das ocorrências relacionadas à falta de segurança digital foram causadas por erros humanos.

Logo, capacitar sua equipe, oferecendo treinamentos para que a empresa não fique vulnerável neste aspecto, é fundamental para que as surpresas negativas sejam minimizadas.

Procure motivar a sua equipe com ações simples, mas efetivas. A cultura da inovação, por exemplo, valoriza a capacitação permanente dos colaboradores, da maneira mais eficiente possível: que eles os façam por conta própria. Assim, todos sempre estarão abertos ao conhecimento e poderão compartilhar, inclusive, o que aprenderam.

Algo que também é muito compensador nesse sentido é que cada pessoa tenha consciência das vantagens de todo o conteúdo repassado nos treinamentos. A equipe precisa compreender e gostar da ideia para que possa usá-la no dia a dia, observando todos os seus pontos positivos.

Tudo também deve estar bem claro, desde o momento do treinamento, para que ideias novas na área de segurança digital não signifiquem demissões ou substituição de funcionários. A automação possibilita o aumento de produtividade e alguns colaboradores podem entender isso de maneira equivocada.

6 – Crie uma lista branca de aplicativos

Em nome da sua segurança, o ideal é criar uma lista de programas e aplicativos que podem ser usados pela sua equipe.

Todos na equipe devem ter essa informação, principalmente aqueles que desempenham atividades ligadas à informática. A empresa deve criar uma lista de aplicativos e softwares cujo uso seja permitido, para minimizar qualquer problema.

Deve ser garantido que todos usem apenas as ferramentas chanceladas pela empresa.

As vantagens disso são muito visíveis. Não haverá chamados a todo momento de pessoas com dúvidas, otimizando o trabalho do departamento responsável e aumentando a produtividades de ambas as partes envolvidas.

Além disso, o comprometimento é bem maior, pois, com a orientação devida, o receio de errar e de arriscar diminui ou até desaparece.

A segurança digital é algo obrigatório não só para empresas que trabalham com informações em rede, como também para quem armazena dados na nuvem. Mesmo não livrando as soluções totalmente de ataques, é importante salientar que os criminosos gostam de atuar em ambientes que consideram mais vulneráveis, até mesmo por ser mais fáceis de atuar.

Por isso, dificultar essa ação é primordial para que sua empresa fique mais segura e que não haja surpresas negativas.

Um sistema de segurança digital, contudo, ajuda mais ainda nessa tarefa. Isso você terá mais detalhes no tópico a seguir.

Qual a importância de se ter um sistema de segurança digital na sua empresa?

Evidentemente, todas as dicas dadas no tópico anterior são de muita importância e devem ser sempre seguidas. Mas, quanto mais segurança digital em uma empresa, melhor. Por isso, um sistema auxilia muito a qualquer momento, mesmo que sua equipe esteja preparada e todos os cuidados tenham sido tomados.

Todos os setores da empresa são incrivelmente melhorados com a performance de um sistema de segurança digital. O trabalho diário se torna muito mais eficaz e os problemas, minimizados. Isso porque um sistema atua de maneira totalmente integrada com as aplicações já usadas pela rede corporativa.

Dessa maneira, o risco de rejeição e fracasso de ações é nulo. Tudo estará devidamente protegido.

E os benefícios não param por aí. A possibilidade de vazamento de dados diminui consideravelmente com um sistema de segurança digital. A empresa não perde dados importantes, pois tudo fica bem protegido. Os produtos online são os melhores nesse aspecto, pois os offline deixam as informações mais vulneráveis.

Além disso, há um código seguro para a plataforma, ao qual poucas pessoas têm acesso. Isso promove mais segurança para todas as informações.

Analisando todas essas informações, pode-se dizer sem sombra de dúvida que um sistema de segurança digital contribui bastante para a continuidade das atividades de uma empresa. Evitando a perda de dados vitais e impossibilitando que pessoas não autorizadas tenham acesso às transações bancárias, qualquer companhia afasta o cenário de crise e caminha em direção à prosperidade.

Ademais, a empresa ganha em produtividade e não perde equipamentos e tempo com reparos. Esse é um dos maiores transtornos e fontes de chateação de qualquer empreendedor.

Se você acredita que precisa melhorar no que se refere à segurança digital, não perca tempo. Siga as dicas passadas no decorrer deste texto e implemente-as em seu empreendimento o quanto antes. Dessa maneira, além de estar atualizado nesse sentido, terá todas as vantagens correspondentes e manterá a saúde de seu negócio por muito mais tempo, principalmente a financeira.

E se você gostou do conteúdo, fique no site e leia outros textos sobre gerenciamento empresarial. Além de segurança digital, obtenha dicas úteis e conheça medidas que trarão vantagens ao dia a dia de seu trabalho.

Não deixe de visitar o site sempre para conferir artigos novos e exclusivos, postados regularmente, e comente em caso de dúvidas ou até mesmo para saber mais sobre o aplicativo Sirius App. Essa é uma solução que realmente irá otimizar o manuseio de informações de seu negócio.

Até a próxima!

Compartilhar

Comments are closed.

Bitnami